Relâmpago, raio e trovão
O que são?
Relâmpago: corrente elétrica muito intensa que ocorre na atmosfera. Na maioria das vezes, tem a duração de meio segundo e uma trajetória com comprimento de 5 a 10 km. É resultado da movimentação rápida de elétrons, esses se movem tão rápido a ponto de fazer com que o ar ao redor se ilumine.
Trovão: forte som gerado pela descarga elétrica na atmosfera.
Raio: pode ser ascendente, quando surge do solo em direção à tempestade, ou descendente, quando surgem na tempestade e desce em direção ao solo. Ao se conectar ao solo, o relâmpago passa a ser chamado de raio.
O Brasil
Um dos países com maior incidência de relâmpagos no mundo é o Brasil, devido a sua localização próxima ao equador geográfico e sua grande extensão territorial. Cerca de 77,8 milhões de relâmpagos atingem o solo brasileiro anualmente, segundo estimativas baseadas em dados de redes de monitoramento. Trata-se de uma média equivalente a aproximadamente 9 relâmpagos por km2 a cada ano.
SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas
O que é?
Os SPDA são formados por dispositivos instalados nos pontos mais altos das estruturas e instalações e servem para proteger antelas, prédios, instalações industriais, tubulações, tanques e pessoas contra as descargas atmosféricas e seus efeitos. O sistema proporciona um caminho para a terra permitindo a menor resistência elétrica possível, oferecendo, assim, um caminho para a corrente criada pela descarga atmosférica fluir em direção a terra, proporcionando a proteção necessária. Sua utilização não impede a incidência de descargas atmosféricas no local, porém podemos amenizar seus efeitos.
O sistema de SPDA deve obedecer à norma NBR5419/2015
Objetivo:
O objetivo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é dissipar para a terra essa perigosa corrente elétrica, conduzindo a corrente pelo meio mais seguro possível, anulando ou minimizando os impactos.